Victorino Fabião Vieira

A Associação Victorino Fabião Vieira recebeu esse nome em homenagem a um gaúcho simples e altaneiro que amava seu estado e que tinha um carinho imenso pela cidade onde nasceu. Descendente de famílias tradicionais de Pelotas, falava de sua cultura, seus antepassados, sua história; valorizava a esmerada educação que recebera, o convívio com seus colegas do colégio Gonzaga e se emocionava ao lembrar do carinho com que era “paparicado” pela sua “Vovó Alice”, como ele chamava.
Ao homenagear esse gaúcho, homenageamos com ele todos os homens e mulheres que, com suas atitudes, representam a dualidade que aparece na formação do gaúcho pelotense.
Foi um gaúcho que trazia em si o requinte, a educação esmerada, a gentileza para com a mulher, o gosto pela boa música, próprios dos habitantes cosmopolitas de uma grande metrópole cultural; tudo isso aliado ao gosto pelo campo, o amor pelo cavalo, pelo mate, pelas coxilhas e pelas coisas do Rio Grande que ele amava.
Romântico e altivo, educado e guasca, sensível e valente, capaz de, com a mesma alegria, andar em seu cavalo e ouvir uma ópera.
Assim foi Victorino Fabião Vieira, um gaúcho que amava o seu pago e honrava suas tradições, um pelotense que em toda a sua vida prezou a cultura, a boa educação, o respeito à arte, o gosto pela boa mesa e por tudo que faz do ser humano uma pessoa melhor.
Devolver à sua cidade um pouco da beleza que lhe é própria, restituir, com os cuidados devidos, o glamour de seus prédios, valorizando sua história é a melhor homenagem que podemos fazer aos nossos antepassados, pelotenses ou não, pois todos somos gaúchos e nossa história transitou por aquelas ruas e ficou gravada em suas paredes.
Muito obrigada a todos.
Rosita Maria Roldan Vieira