Nossa História

A Associação Victorino Fabião Vieira é uma entidade que iniciou sua missão tendo como objetivo trabalhar pela restauração dos prédios históricos da bela cidade de Pelotas, tão importantes para o acervo cultural e arquitetônico do nosso Rio Grande.
Essa Associação foi criada por um grupo que, observando o estado deplorável em que se encontrava o Castelo Simões Lopes, palco de importantes acontecimentos políticos e sociais para a história do Brasil, resolveu, juntamente com outros gaúchos e brasileiros, cooperar com a Administração Municipal, buscando recursos para a restauração dos prédios antigos dessa cidade.
 
Todavia, não demorou muito para que a AVFV fosse instada a estender suas atividades para o estado como um todo, passando a zelar pelo Patrimônio Histórico-Arquitetônico do Rio Grande do Sul como um todo.
A Associação Victorino Fabião Vieira considera a preservação da história fator essencial para a compreensão do presente e preparação do futuro de uma sociedade, o que só é possível a partir do olhar crítico dos fatos e acontecimentos históricos e dos comportamentos, que tendem a se reproduzir no tempo. Por outro lado, acreditamos que as bases de uma nação forte erguem-se sobre pilares oriundos da cultura e da educação de um povo, valores erigidos a partir da preservação do que é seu e do que foi construído por seus antepassados.